sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Frida Kahlo - Arte Autobiográfica

Frida  Kahlo nascida em 6 de julho 1907,  na Cidade de Coyoacán, no México. Foi uma artista plástica  à frente do seu tempo, que usou como matéria prima, sua própria vida.  Filha de um alemão e uma mexicana,  aos dezoito anos  foi marcada por  um acidente grave,  quando viajava em um bonde,  que colidiu com um trem. Superou em parte esta ocorrência, com a sua arte autobiográfica. Impossibilitada de locomover-se,  Frida começou a pintar com as tintas de seu pai,   em um cavalete adaptado à cama e não parou mais.
Procurou retratar questões pessoais, femininas,  a impossibilidade da maternidade,  sua saga, sua dor e também  afirmou a identidade nacional mexicana, adotando as cores do México, temas do folclore e da arte popular nas suas pinturas. Pintou o primeiro autoretrato de uma série,  em 1926, durante a convalescença.

Em 1929 casou-se com o artista plástico Diego Rivera, com quem manteve um relacionamento tumultuado, afirmando então: "Eu sofri dois acidentes graves na minha vida, aquele em que o bonde me derrubou e Diego".

 Kahlo sempre adotou uma maneira própria de vertir-se,  com roupas femininas e coloridas,  flores nos cabelos,  penteado peculiar,  que até hoje são fonte de inspiração dos estilistas,  nas vanguardas da moda.

Frida assim definiu sua arte: Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos, pintava a minha própria realidade.

A artista  morreu em 1954 e a casa de seus pais, La Casa Azul, no México,   transformou-se no Museu Frida Kahlo.




vestido de noiva de Carolina Herrera inspirado em Frida

Fonte : Wikipédia

2 comentários:

  1. Oi Fátima,
    Fiz um diagnóstico seguindo as informações
    que estão no blog do link que segue abaixo.
    Já fiz e o meu está limpo!!
    Inclusive, não estava nem conseguindo postar comentários em alguns, nem no de Marisa e hoje deu certo.
    bjs

    http://novosusadosereciclados.blogspot.com/2011/10/o-aviso-de-malware-da-google-explicado.html#.TojTVPad0qk.twitter

    ResponderExcluir
  2. Fátima! Frida Kahlo, foi uma mulher que nós deu exemplo de superação em todos os momentos da sua sofrida existência.Quanto a Diego Rivera?"Seu segundo acidente"! Eu só sei de uma coisa acidente ou não ele foi o seu grande amor...ele também era apaixonado por ela e assim termina a história!
    Um abraço com muito carinho

    ResponderExcluir