quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Zobeyda e suas " bonecas felizes"

  E para comemorar o Dia das Crianças, nada melhor do que falar de uma criadora de bonecas:
 Zobeyda nasceu na Venezuela, no Estado da Portuguesa, cidade de  Píritu,  em 02 de fevereiro de 1942 e é uma apaixonada criadora de bonecas de pano. Disse a criadora: "Em cada retalho de pano se esconde uma boneca, esperando ser feita, para ser descoberta".


  Detentora de vários títulos, dentre eles:  Prêmio Nacional da Cultura, na Venezuela e "Patrimônio Cultural Vivente" do Estado da Portuguesa, Zobeyda é também Promotora da UNESCO  e recebeu esse reconhecimento pela criação do seu  Museu de Bonecas. Recebeu  ainda,  o título de "Mãe Cultural do Caribe" e é reconhecidíssima em Cuba, como "Zobeyda la Muñequera".




 A artesã, que é professora, hoje dedica-se a fazer oficinas, ensinando a  criação de bonecas  de pano e ainda pinta,  escreve poesias e diz que seus professores são as crianças. Recentemente,  esteve aqui no Brasil,  fazendo algumas exposições em homenagem a Venezuela, onde fotografei alguns trabalhos dela que mostro aqui. Zobeyda aproveita sobras do material que utiliza, como botões, linhas, etc. e cria mini quadros bem graciosos, que fiquei com vontade de adquirir, mas,  as peças da exposição não estavam à venda.../oh/







fotografias: Fátima Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário